terça-feira, 23 de junho de 2015

INFLANDO BALÃO

No dia 25/05/2015, os alunos do 7ª Série, juntamente com a Professora Josiane realizaram uma experiência bem ilustrativa e cativante denominada “Inflando o Balão”.

Objetivo: Evidenciar o processo fermentativo desenvolvido pelos fungos, observando e analisando a reação do Saccharomyces cervisiae (popularmente como fermento biológico) sob diferentes condições e...


Quer ver mais? Clique abaixo!

Para iniciar o conteúdo a professora lançou perguntas como:  Por que o pão cresce? Por que ele fica fofinho? Do que o fermento biológico é formado? Como ele funciona?


Neste experimento os alunos puderam associar a importância econômica da fermentação dos fungos e que muitos deles são comestíveis e utilizados na alimentação humana.

Para a realização da experiência, cada grupo de alunos recebeu uma bexiga (ou balão de festa); 100 ml de água morna; Duas colheres de fermento biológico; Uma colher de chá de açúcar; Uma colher de chá de sal e uma garrafa de plástico, tipo pet, com capacidade para 500 ml. Sendo nomeado da seguinte forma: Fermento + açúcar e Fermento + Sal.


Após um tempo de observação, notou-se um aumento de volume da bexiga, na garrafa que continha açúcar, sendo que a garrafa que tinha sal não encheu. A partir disso foram levantados questionamentos, ela explicou aos alunos que o aumento do volume da bexiga ocorre em razão do fungo utilizar o açúcar como fonte de energia, liberando o gás dióxido de carbono. Explicou ainda que este é o mesmo gás que faz com que a massa dos pães cresça antes de ser assada.

Um comentário: